Pedagogia A.M.A

O que é a Pedagogia A.M.A.?

Neuropedagogia- O Futuro Das Novas Pedagogias

A cientista Leslie Hart: “Ensinar sem levar em conta o funcionamento do cérebro seria como tentar desenhar
uma luva sem considerar a existência da mão

A neuropedagogia é a junção das neurociências ( estudam e aprofundam o funcionamento do cérebro) com a pedagogia ( um conjunto de estratégias e métodos de ensino). Portanto neuropedagogia é o estudo do funcionamento cerebral no processo de aprendizagem.

O conhecimento sobre o funcionamento cerebral contribui para o processo de ensino e aprendizagem.

Cada vez mais é fundamental usar estratégias para atingir o “coração” dos alunos, esse estímulo é essencial para a retenção da informação visto que a aprendizagem é mais fácil quando o aluno tem elevados níveis de motivação.

No contexto da sala de aula, quando o educador ou professor aceder ao conhecimento prévio do aluno, ao iniciar um novo conteúdo gerará respostas favoráveis ao funcionamento cerebral.

Por exemplo, para um aluno receber informações visuais e auditivas foi necessário que elas circulassem pelo córtex cerebral antes de serem arquivadas; ao encontrarem um arquivo já formado(conhecimento prévio), conseguem um “gancho” para seu armazenamento, quando essas informações forem evocadas futuramente esse processo ocorrerá mais facilmente. Dessa forma é essencial que os docentes investiguem as vivências e o conhecimento prévio de seus alunos antes de apresentar-lhes novos conteúdos.
(ISSN 1646 6977-01/05/2016- Neurociência e Didática- Psicologia.pt)

Na minha opinião sinto que a maior carência no sistema educativo é encontrar resposta para a desmotivação e falta de concentração dos alunos que claramente estão a indicar-nos um novo caminho, mais adequado ás novas gerações.

O método A.M.A. vai ao encontro das necessidades neurológicas da criança ou adolescente, tendo como referência a sua faixa etária e suas atividades recreativas preferenciais.

Através da neuropedagogia lúdica( estudo da aprendizagem através de brincadeiras, jogos e interacção social) o aluno recebe os estímulos neurossensoriais que necessita para reter melhor a sua aprendizagem, visto que a aprendizagem associada a uma emoção e experiência positiva irá ser facilmente assimilada.

A neuropedagogia- A.M.A. resultou de um estudo e somatório de experiências e conhecimentos adquiridos como mãe e Terapeuta Educacional ao longo de onze anos. A única forma de conquistar o apreço das nossas crianças e adolescentes é sermos nós, adultos, o espelho do apreço e colaboração que desejamos obter.
Vamos caminhar juntos para que a aprendizagem seja bidireccional!

Crianças felizes, mentes geniais!

 

Desejas saber mais sobre este método, inscreve-te na minha lista de contactos aqui!

 

 

Segue-me nas Redes Sociais:
Posted in O Que é a Pedagogia A.M.A. (Vídeo) and tagged , , , , .

2 Comments

  1. Foi muito útil esta informação poderei ajudar meu filho e também outros pais sendo eu Representante de País na turma dele. Muito grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.