Como Tornar A Hora De Dormir Divertida

A Brincar A Brincar, Vamos lá “Nanar”!

A hora de dormir é muitas vezes vista pelas crianças como um castigo, cada vez mais é comum ver crianças que dormem poucas horas e resistem ao sono.

A minha experiência pessoal com esta resistência começou pela minha filha Débora, na altura o meu conhecimento e formação relativamente ao assunto era insuficiente, mas intuitivamente eu amenizei o problema recorrendo aos aromas na hora do banho, principalmente a lavanda.

A hora do banho tem de ser um momento descontraído, onde a criança se liberta das tensões do dia e abre a porta do seu mundo mágico divertido e protetor. Recomendo algum brinquedo que inspire relaxamento tais como peixes, tartarugas, por exemplo as baleias são perfeitas, pois são animais que inspiram tranquilidade e segurança, era um dos brinquedos preferidos da minha filha Débora. De uma forma muito simples estão reunidos elementos de reprogramação mental poderosos tais como os aromas e arquétipos( neste caso brinquedos de animais que desencadeiam respostas neurossensoriais de relaxamento, tais como peixes, tartarugas…) . Para concluir a sessão de relaxamento no banho a massagem com óleo de amêndoas doces e algumas gotas de óleo essencial de lavanda é perfeito, cria empatia entre o cuidador e a criança, descontrai a ambos derivado ao óleo essencial de lavanda.

Quando criamos uma rotina agradável relacionada à hora de dormir estamos a criar um estímulo condicionado, ou seja, a hora de ir para a cama vai estar associada à brincadeira e descontração no banho.

Implementando esta rotina, com o tempo a criança vai sentir alegria e relaxamento associada à hora de dormir pois o nosso cérebro liberta determinados neurotransmissores com base em estímulos, as experiências ancoradas a emoções e sensações irão ficar associadas a determinado objeto ou aroma.

No caso da minha filha Débora funcionou na perfeição, no final do banho ela estava pronta para dormir sem resistências.

O meu filho Gabriel precisou de mais uma ajuda extra, ele é uma criança cheia de energia, no final do banho o Gabriel precisa de pular em cima da cama, esta é a sua forma de descontração , depois de libertar toda a energia adotei o hábito de o deixar ver na cama a sua série de desenhos animados preferida, era perfeito, o Gabriel deixou de ter resistência ao sono, graças também à minha filha Débora que se lembrou desta excelente ideia.

Todos sabemos que cada criança é um ser único e especial, por isso as estratégias precisam ser estudadas e personalizadas, eu que o diga, tenho três “doces” para educar e acarinhar.

Na minha visão de mãe e terapeuta sinto que cada vez mais precisamos silenciar a nossa mente e escutar os nossos corações para podermos dar aos nossos filhos a possibilidade de nos conduzirem ao encontro da nossa melhor versão como pais e educadores.

Crianças felizes, naturalmente adultos geniais!

 

Todo o conhecimento é um tesouro que acrescenta valor ás nossas vidas, se desejas saber mais sobre a Pedagogia A.M.A. – A Despertar Génios, clica aqui!

 

Segue-me nas Redes Sociais:
Posted in Pedagogia A.M.A. and tagged , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.