Liderança E Grandes Conquistas Com O Arquétipo Do Leão

O Leão é considerado o rei da selva visto que não tem predador e está no topo da cadeia alimentar.

Este arquétipo recorda-nos da nossa capacidade de liderança, vencer grandes desafios ou alcançar metas elevadas.

Os arquétipos são modelos comportamentais e estão associados a determinadas características únicas e singulares que os distingue e os torna modelos informativos, neste caso quero salientar as características comportamentais.

Quando falamos em liderança e espírito de grupo temos de falar dos leões pela sua capacidade de inspirarem confiança e protecção no grupo.Os leões são os únicos felinos que vivem em bandos, geralmente constituídos de um macho dominante, várias fêmeas e seus filhotes. De hábitos crepusculares e noturnos, eles têm as girafas, gazelas, antílopes, zebras, gnus e porcos selvagens como suas principais presas. A capacidade de alcançarem 50km/h ao correrem, além do olfato, visão e audição apurados, são características que fazem desses animais excelentes caçadores.

Normalmente os leões delegam a caça ás leoas  usando as suas capacidades de caça apenas para presas de grande porte.

Este arquétipo é excelente para quem necessita de trabalhar a autoconfiança e seu poder pessoal, ideal para pessoas influenciáveis e que têm a tendência para deixarem-se manipular.

Cada ser necessita de aprender a confiar na sua própria mestria e tornar-se autónomo e consciente em todas as áreas da sua vida.

Este arquétipo é útil em crianças tímidas e inseguras com dificuldade em expressar as suas opiniões ou que sofrem de bullying. Quando a autoconfiança é elevada a criança conhece o seu poder pessoal e o seu lugar na sociedade, tornando-se mais autónoma, capaz de defender-se e afirmar-se.

Para usar o poder harmonizador e transformador dos arquétipos  requer prática, persistência e método no entanto poderá surpreender-se com o resultado. Pode usar quadros decorativos no quarto, incentivar a pintura e o desenho assim como atividades de yoga ou playfulness onde se incorpore os arquétipos de uma forma lúdica e descontraída.
Se este artigo foi útil para ti partilha com os teus amigos nas redes sociais!


Recorda o teu poder, manifesta a tua sabedoria!

 

 

Segue-me nas Redes Sociais:
Posted in Pedagogia A.M.A. and tagged , , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.