Segurança, Paciência e Tranquilidade Na Presença Da Tartaruga

A tartaruga é um arquétipo que inspira serenidade e segurança.

Visto que ela leva a sua casa para todo o lado a tartaruga ensina-nos que podemos estar “em casa “em qualquer lugar, não se trata de transportar literalmente a nossa casa connosco mas a sensação de segurança, confiança e aconchego que resulta de estarmos conectados ao nosso Lar espiritual, a centelha Divina que brilha em cada ser humano.

Pessoalmente este arquétipo tem sido muito útil com os meus filhos, costumo dizer que eles são os meus pequenos Mestres por me indicarem o caminho para fazer crescer a Pedagogia A.M.A em conhecimento e sabedoria. Certo dia perguntei à minha filha Débora qual era o animal que lhe dava segurança e tranquilidade, ao qual ela respondeu:

” A tartaruga mãe, ela mostra que devagar, com calma eu consigo atingir todos os meus objetivos!” Vindo de uma criança de onze anos achei este raciocínio muito interessante, por isso adotei a “Fofli”, a nossa mascote, podem ver na foto abaixo. Curiosamente a presença da Fofli diminuiu a ansiedade da Débora e tornou-se para mim motivo de estudo e pesquisa.

Pessoas ansiosas, inseguras e medrosas beneficiam da companhia deste animal tão amistoso. Ainda que não queiramos ter uma tartaruga como animal de estimação, ter imagens de tartarugas, quadros ou qualquer outro tipo de objeto alusivo à tartaruga induz no nosso cérebro a produção de neurotransmissores que influenciam as nossas emoções e os nossos comportamentos, este é o grande poder dos arquétipos.

Os arquétipos são imagens que influenciam as nossas emoções e o nosso comportamento, por serem tão poderosos são usados pela indústria de marketing para estimular as vendas e influenciar o consumidor.

Todos os animais são poderosos arquétipos e de alguma forma eles conectam-nos com as suas características, hábitos e comportamento. Como terapeuta educacional acho muito importante o uso de arquétipos ao trabalhar com crianças. A tartaruga é especialmente útil para crianças agitadas, inseguras e ansiosas.


A natureza, os animais e o nosso mundo têm uma sabedoria infinita que precisamos recordar e escutar com o coração!

Segue-me nas Redes Sociais:
Posted in Pedagogia A.M.A. and tagged , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.